Sobre nós
O Clube das Mulheres Escritoras nasceu em março de 2023 como um encontro informal entre autoras, nos jardins da Gulbenkian. A ideia desse primeiro encontro era discutir formas de dar maior visibilidade às obras de autoras portuguesas nos meios de comunicação social e literários, indiscutivelmente dominados pelos homens e pela literatura estrangeira. Por outro lado, trocar ideias e estratégias para a produção e divulgação do nosso trabalho, uma vez que a escrita é, intrinsecamente, uma atividade solitária.
O movimento cresceu depressa, com cada vez mais autoras a quererem juntar-se e inúmeras ideias para o divulgar. Logo em maio, nasceram as newsletters, que enviamos duas vezes por mês aos nossos subscritores, com entrevistas, sugestões de leitura, agenda de eventos literários e textos inéditos exclusivos. Depois, surgiram ideias para eventos com os leitores, dinamização de redes sociais, um site e uma revista, cujo primeiro número saiu no primeiro aniversário do Clube.
Embora respeitando a voz e o percurso individual de cada membro, o Clube propõe-se a emprestar credibilidade, projeção e um sentido de coletividade que nos torne mais fortes. Apoiamo-nos incondicionalmente, celebrando as vitórias de cada uma, abrindo espaço para as que vierem depois, provando que a rivalidade entre mulheres é uma mera construção da sociedade patriarcal.
Queremos divulgar o que de melhor se faz na literatura portuguesa escrita por mulheres, mesmo as que não fazem parte do Clube, rejeitando a designação de Literatura Feminina, porque, para nós, a Literatura não tem género e deve ser toda celebrada. No dia em que, nas prateleiras dos autores portugueses, figurarem tantas mulheres quantos homens, este Clube deixará de existir. Ou talvez se transforme em algo que ainda nem sequer sonhámos. Até lá, estaremos por aqui.