top of page

Margarida Damião Ferreira

Nasci em Lisboa, no dia 8 de Dezembro de 1979, numa família materna mais do que numerosa e numa família paterna enxuta. Ambas bem musculadas nisto de criar alguém familiarmente saudável. Tenho nelas a raíz de tudo: do que me corre nas veias, na alma, na vida.

Vivi dez anos em Moçambique. Quando aterrei em Maputo para três semanas de férias, senti que o ar me pertencia e apropriei-me da terra africana por uma década inteira.​ Tenho quatro filhos. Vivemos na Ajuda e somos bairristas. Conhecemos a vizinhança e fazemos parte dela. Procuro mudar todos os dias um bocadinho. Dançar e rir fixam-me ao presente. Acredito que, com calma, tudo se faz e que com alegria mais se conquista.

Licenciei-me em Direito em 2002, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Quando terminei fui dissertar sobre Ciência Política e Relações Internacionais, tornei-me Mestre pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Fiz uma Pós-graduação em Jornalismo Judiciário porque uma das minhas formas de viver estava presa à comunicação. Exerci advocacia alguns anos, até que saltei para o mundo empresarial, onde trabalho como administradora duma empresa e participo, também através dela, na construção da sociedade.

Escrever enche-me os pulmões de ar, é oxigénio daquele que parece que tem cheiro a puro, que nos devolve a natureza às entranhas, para ser processada na ponta mais funda do umbigo e expirada com delicadeza e musicalidade.

Estreei-me como autora com o livro infantil A Pulga Salta-Pocinhas e os Grãos de Areia, seguiu-se a poesia com os livros Assim, como as cerejas… e De Grãos, Uma Mão Cheia.

Em 2008, colaborei no semanário Expresso online com a escrita de um artigo de ficção semanal no blogue “A Vida de Saltos Altos”; com o semanário A Verdade, em Maputo, onde assinei a coluna de ficção “De Capulana à Cintura”; e com o Portal da TV Cabo de Moçambique, onde escrevia um relato semanal de uma viagem por Moçambique no blogue “De Capulana em Capulana”.

À Noite os Pés são Frios, publicado em 2025, é o meu primeiro romance.

WhatsApp Image 2026-01-15 at 10.17.11.jpeg

Livros

A-Noite-Os-Pes-Sao-Frios-_-Capa-Final (1).jpg

À NOITE OS PÉS SÃO FRIOS

Romance

Livros Horizonte, 2025

Num dia chuvoso, Alice cai num buraco e com essa queda arrasta-nos pelos caminhos da memória, do ressentimento, da solidariedade e da solidão, da sua vida e das que com ela se cruzam.

No seu primeiro livro de ficção para adultos, Margarida Damião Ferreira agarra o leitor a uma reflexão sobre a forma como, até com amor, somos capazes de abandonar os mais velhos.

Uma narrativa forte e intimista, que cativa pela sua humanidade, pelo foco na importância da presença, do cuidado e dos afetos, e pela coragem em pôr a nu o desertificar dos sentimentos no seio familiar.

Contactos da escritora

  • Facebook
  • Instagram

© Clube das Mulheres Escritoras

Fale connosco

Obrigada!

© 2026 Clube das Mulheres Escritoras

bottom of page