Maria Bravo
Nasci em Miramar, em 1982. Sempre gostei de ler, o que me leva a pensar se, na verdade, não terei nascido no sótão de casa dos meus pais, o eterno guardião dos livros da família. Nasci quando começou o meu encanto pelas histórias, ainda pequena. Naturalmente, estudei Jornalismo em Coimbra e, nos anos seguintes, passei pela SIC, Rádio Renascença e Mandala. Estive um ano como voluntária em Moçambique.
Em 2010, dei uma volta ao mundo gastronómica com o meu marido, sobre a qual publiquei crónicas semanais na Revista do Expresso e, mais tarde, um livro — Comer o Mundo. Sou autora de dois livros para adolescentes: Cenas de Uma Adolescente e Mais Cenas de Uma Adolescente.
Conta-me Tudo Outra Vez é o meu primeiro romance. Vivo em Lisboa com o meu marido e os nossos quatro filhos. Todos os dias, tenho o privilégio de assistir ao efeito transformador do contacto com histórias e à forma como a imaginação leva os meus filhos a lugares que nunca tinham idealizado.
Livros
Livros
CONTA-ME TUDO OUTRA VEZ
Romance
Oficina do Livro, 2023
Francisca sonha com o momento em que a mãe vai deixar de controlar a sua vida. Conta os dias para acabar o 12.º ano e partir pela Europa, numa viagem de sonho com as amigas. Enquanto o verão não chega, encontra formas criativas de conseguir cumprir uma intensa agenda social, estuda para não comprometer as notas e namora com o Gui.
​
Rodrigo é um homem livre e bem resolvido, cujas raízes se dividem entre Moçambique e Portugal. Conjuga, com sabedoria, os custos de oportunidade da vida e a certeza de que a música e a literatura ajudam a salvar a alma. É entusiasta de cartas, mensagens enigmáticas e visitas-surpresa.
​
Contado a duas vozes, este é um romance terno que que aborda a relação entre um pai e uma filha, moldada por um acontecimento para que nenhum dos dois estava preparado, mostrando como há ligações fortes que nos salvam de cair no abismo.
COMER O MUNDO
Romance
Objectiva, 2011
Durante mais de um ano, Maria e Kiko Martins, viajaram pelo mundo, cruzando 23 países distantes espalhados por 4 continentes. Queriam experimentar o globo pela barriga, vivendo, descobrindo e experimentando os sabores e os cheiros das terras que iam pisando. Na mochila levavam a vontade de, através da comida e em família, conhecer a alma dos lugares e povos.
​
Porque uma cozinha é um espaço de entrega e uma refeição um momento de partilha, Maria e Kiko empenharam-se em procurar e sentir, nos lugares que visitaram, o sentimento de comunhão que se vive em casa, à volta da mesa. Com as famílias locais, foram às compras em mercados tradicionais, provaram ingredientes desconhecidos, testaram receitas invulgares, receberam e ofereceram sabores e saberes.
​
Comer o Mundo é o resultado dessa viagem original. Traz até nós imagens, costumes, lendas, histórias e sabores longínquos. Que agora ficam mais próximos.
​
Recheado de fotografias surpreendentes, salpicado de histórias curiosas e temperado com receitas deliciosas, este livro é um convite aos sentidos. Escolha o seu destino e faça boa viagem.
© 2024, Clube das Mulheres Escritoras