Maria Francisca Gama
Nasci em Leiria, em 1997. Sempre li e escrevi muito - a prova disso é que, antes de atingir a maioridade, já tinha um blog e dois livros publicados («Em Troca de Nada» e «Madalena»).
​
Licenciei-me em Direito e completei, com sucesso, a Ordem dos Advogados. Trabalhei numa sociedade de advogados, e, mais tarde, numa mudança completa de carreira, numa agência de comunicação. Desde aí, e conforme tenho vindo a fazer desde os meus 14 anos, dou palestras em escolas de norte a sul do país e sou presença assídua em vários eventos sobre a importância da escrita e da leitura.
​
​Atualmente divido o meu tempo entre a escrita e a leitura, o guionismo e as explicações de língua portuguesa enquanto língua não materna. Produzo conteúdo para as redes sociais (Instagram e TikTok), e leio: muito!
Livros
A CICATRIZ
Romance
Penguin Random House, 2024
«Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.»
​
Um casal foi de férias para o Rio de Janeiro, numa viagem que prometia ser inesquecível. Depois de dias encantadores, banhados pelo sol e pelo espírito leve e sempre em festa carioca, aproveitam uma das últimas noites para irem jantar fora.
Quando terminam a refeição, satisfeitos e apaixonados, decidem ir a pé para o hotel, mas não se recordam se o caminho mais perto é pela esquerda ou pela direita. Como é que a vida pode mudar tanto, apenas assim, por uma escolha irrisória?
​
Um relato profundo e duro, escrito na primeira pessoa, que se debruça sobre a finitude da vida, as decisões irrefletidas que a moldam e o conceito de amor eterno, com a cidade maravilhosa como pano de fundo.
A PROFETA
Romance
Penguin Random House, 2022
Uma nova voz da ficção portuguesa com um livro original e profundo.
​
Mariana é uma jovem mulher solitária. Tem um emprego do qual não gosta, passa os dias e as noites sozinha a ler um livro misterioso. Sente um profundo desprezo pela Humanidade, mas não consegue evitar ajudar quem precisa, mesmo que a ajuda venha na forma de um frasquinho de veneno indetetável.
​
Através das pessoas com quem se vai cruzando, todas vítimas de alguém, Mariana vai eliminando o mal do mundo e, ao fazê-lo, junta uma legião que jura segui-la para sempre, como a uma profeta.
​
Neste livro, Maria Francisca Gama faz uma reflexão sobre a religião, o certo e o errado, e a aleatoriedade de acontecimentos que em segundos destroem uma vida. É a incapacidade de aceitação e a busca por uma justiça divina que, não chegando, é feita pelas próprias mãos.
© 2024, Clube das Mulheres Escritoras