top of page

Valentina Silva Ferreira

Nasci no Funchal, estudei em Coimbra e vivo no Caniço. Sou Técnica Superior de Educação na UMAR Madeira, no Projeto de Prevenção da Violência de Género, ART’THÉMIS+, associação onde também sou dirigente regional e faço trabalho ativista feminista e LGBTIQ+, nomeadamente na coorganização do Madeira Pride. Sou autora de alguns romances e tenho contos espalhados em mais de vinte antologias portuguesas e brasileiras. Fui premiada em alguns concursos literários nacionais e internacionais, com destaque para o primeiro lugar no Prémio Literário Pedro da Fonseca (Câmara Municipal de Proença-a-Nova, 2020), no XIV Concurso de Literatura António Feliciano Rodrigues (Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, 2016), no Concurso Internacional de Literatura Policial – Contos Insólitos (Editora Illuminare, 2015), no Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso (Feira do Livro de Santa Rosa – Brasil, 2014), no Concurso Internacional de Contos Nélson Rodrigues (UNESCO – Paris, 2013), no Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “OGIMA - Todos Podem Ler” (Direção Regional de Educação da Madeira, 2013).

Valentina_Silva_Ferreira.jpg

Livros

Capa_Vertigens.jpg

VERTIGENS

Romance

Aurora, 2022

Em finais dos anos 70, no Caniço, uma cidade costeira na ilha da Madeira, todos conhecem Ana Clara, a estranha rapariga que não fala e que passa os dias à janela.

​

Quando Anita Fontoura a vê, também ela presa na sua janela de solidão imposta pelo marido, desenvolve-se entre as duas vizinhas uma amizade inesperada.

​

Décadas mais tarde, de regresso à ilha para enterrar Anita, a sua filha Oti reencontra-se com Ana Clara, sua madrinha, para tentar compreender a história da família, das mulheres Fontoura, da fuga das duas para Lisboa e daquela mãe que foi tão difícil amar.

​

Este é um romance sobre liberdade e coragem, sobre forjarmos nosso próprio caminho, sobre gritos no silêncio. Duas mulheres enclausuradas que o destino uniu e que, juntas, encontraram uma forma de voar.

Contactos da escritora

  • Instagram

© 2024, Clube das Mulheres Escritoras

bottom of page