Valentina Silva Ferreira
Nasci no Funchal, estudei em Coimbra e vivo no Caniço. Sou Técnica Superior de Educação na UMAR Madeira, no Projeto de Prevenção da Violência de Género, ART’THÉMIS+, associação onde também sou dirigente regional e faço trabalho ativista feminista e LGBTIQ+, nomeadamente na coorganização do Madeira Pride. Sou autora de alguns romances e tenho contos espalhados em mais de vinte antologias portuguesas e brasileiras. Fui premiada em alguns concursos literários nacionais e internacionais, com destaque para o primeiro lugar no Prémio Literário Pedro da Fonseca (Câmara Municipal de Proença-a-Nova, 2020), no XIV Concurso de Literatura António Feliciano Rodrigues (Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, 2016), no Concurso Internacional de Literatura Policial – Contos Insólitos (Editora Illuminare, 2015), no Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso (Feira do Livro de Santa Rosa – Brasil, 2014), no Concurso Internacional de Contos Nélson Rodrigues (UNESCO – Paris, 2013), no Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva “OGIMA - Todos Podem Ler” (Direção Regional de Educação da Madeira, 2013).
Livros
VERTIGENS
Romance
Aurora, 2022
Em finais dos anos 70, no Caniço, uma cidade costeira na ilha da Madeira, todos conhecem Ana Clara, a estranha rapariga que não fala e que passa os dias à janela.
​
Quando Anita Fontoura a vê, também ela presa na sua janela de solidão imposta pelo marido, desenvolve-se entre as duas vizinhas uma amizade inesperada.
​
Décadas mais tarde, de regresso à ilha para enterrar Anita, a sua filha Oti reencontra-se com Ana Clara, sua madrinha, para tentar compreender a história da família, das mulheres Fontoura, da fuga das duas para Lisboa e daquela mãe que foi tão difícil amar.
​
Este é um romance sobre liberdade e coragem, sobre forjarmos nosso próprio caminho, sobre gritos no silêncio. Duas mulheres enclausuradas que o destino uniu e que, juntas, encontraram uma forma de voar.
© 2024, Clube das Mulheres Escritoras