top of page

Vera dos Reis Valente

Nasci em Lisboa e cedo fiz das histórias o meu refúgio e a minha paixão, tendo dedicado boa parte da infância e adolescência ao desenho e à escrita criativa. Alguns dos meus trabalhos dessa época foram publicados no suplemento "DN Jovem", do Diário de Notícias. Licenciei-me em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade Nova de Lisboa, e foi numa agência de publicidade que me estreei nas lides profissionais. Trabalhei também como ilustradora e tradutora freelancer. Sou docente do ensino superior desde 1995, lecionando disciplinas de língua e literatura portuguesa e inglesa. Amar em caso de emergência, publicado em fevereiro de 2024 pela Porto Editora, é o meu primeiro romance. Vera dos Reis Valente é o nome literário que escolhi para diferenciar a minha escrita para adultos da ficção infantojuvenil, que tenho publicado desde 2018 com o meu nome verdadeiro (Sara de Almeida Leite).

veradosreisvalente foto4.JPG.jpg

Livros

9789720037473.jpg-1200x630.jpg

Diana é uma mulher de 50 anos, refém de um casamento falhado. Profundamente insatisfeita, decide libertar-se e inicia uma busca incessante pela felicidade, ansiando por encontrar o amor verdadeiro e, ao mesmo tempo, duvidando da sua existência. Envolve-se com diferentes homens, que conhece pelo caminho ou que reencontra após vários anos de separação, mas cada novo relacionamento acaba por se revelar tão frustrante como os anteriores. Amar em caso de emergência é um romance que promete agitar consciências, levando-nos a refletir sobre as nossas opções, o sentido que atribuímos à vida e a forma como o caminho para a felicidade se apresenta repleto de desafios e obstáculos.

AMAR EM CASO DE EMERGÊNCIA

Romance

Porto Editora, 2024

Críticas

«Amar em caso de emergência. Poderia dizer somente: leitura obrigatória. Um romance de Vera dos Reis Valente, pseudónimo de Sara de Almeida Leite. (...) 5 ⭐ Muito bem escrito, muito interessante, e uma reflexão muito curiosa.»

 

@Alexjo_bookstagram

«Este livro representa uma boa parte das mulheres, mas nem elas sabem que assim o é. Por isso têm mesmo que ler esta ficção, que se mistura com a realidade a cada capítulo. Vão ter momentos em que vão virar os olhos às atitudes de Diana, e outras em que se irão compadecer e simpatizar. A narrativa é escrita em forma de diário, por parte da Diana e com um narrador/a misterioso/a, que a conhece bem de perto e vai comentando o que de mais importante acontece na vida dela, o que ainda dá um ar mais sério e misterioso ao livro. E no fim, será que Diana encontra a felicidade? Recomendo MUITO, eu adorei este livro. Tão bem se escreve em Portugal!»

 

@bibliotecamil_insta

«Leitura fácil e muito absorvente, que aborda questões e temas que têm uma elevada complexidade associada, onde todos, mulheres ou homens (que já amaram, que amam, que perderam a fé no amor ou aqueles que ainda não encontraram o amor) se conseguem rever em muitos momentos deste romance. Gostei muito».

 

Carlos Lourenço, WOOK

«Li este livro em três dias! É um livro viciante, de leitura compulsiva, que nos faz refletir sobre o amor e o peso que este tem nas nossas vidas. Através da sua escrita tocante, a autora apresenta-nos a protagonista, faz-nos sentir cumplicidade e empatia por ela; acompanhamos as suas as escolhas e pensamentos; conhecemos as suas dúvidas quanto à existência do amor verdadeiro. E será esse, afinal, o nosso objetivo maior, imprescindível para a felicidade? É um livro apaixonante, cuja leitura não vamos querer interromper até chegarmos à última página onde nos deparamos com um final inesperado. A não perder!!!»

 

Anónimo, WOOK

Contactos da escritora

  • Instagram

© 2024, Clube das Mulheres Escritoras

bottom of page