top of page
capa1.JPG

CONFERÊNCIA

A  PALAVRA ESCRITA, ​A MULHER E A PAZ

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO | 8 DE MARÇO 2025

3.ª Sessão | 14h00 - 15h00

A PALAVRA ESCRITA E A VISIBILIDADE DO INVISÍVEL

Neste painel, exploramos, com base na importância que a criação do «outro» tem na promoção da violência, o poderoso papel que a palavra escrita tem na desconstrução dessa ideia. Tanto a não-ficção como a literatura, com recursos diferentes, são poderosas ferramentas de humanização do indivíduo de outra raça, género, religião, cultura. Assim, convidámos autores e jornalistas a refletir sobre o modo e consciência (ou inconsciência) com que se faz esta desconstrução, e na repercussão que sentem (ou não) que a palavra tem nessa matéria.

Assista à conversa com Catarina Carvalho, Gisela Casimiro e Marta Vidal

«O que eu quero é mostrar o que está escondido.» 

José Saramago, entrevista sobre O Ensaio Sobre a Cegueira  

Palestrantes

CC_edited.jpg

Catarina Carvalho

Jornalista
Gisela Casimiro (_Filipe Ferreira).jpg

Gisela Casimiro

Escritora
Moderadora
marta_profilephoto_edited.jpg

Marta Vidal

Jornalista
Rita C. Mendes.jpeg

Rita Canas Mendes

Escritora

Catarina Carvalho é jornalista e especialista em media. É fundadora e editora da Mensagem de Lisboa, uma startup de media digital local em Lisboa. Defensora do jornalismo de comunidade e trabalhando com todas as comunidades da cidade, especialmente as mais desfavorecidas, a Mensagem tem sido pioneira na divulgação de histórias não contadas sobre Lisboa. Anteriormente, teve uma carreira de liderança nos meios de comunicação tradicionais em Portugal, nomeadamente na transição digital de um dos jornais mais antigos, o Diário de Notícias. É membro do conselho do World Editors Forum (Wan-Ifra) e foi responsável pela secção portuguesa da Online News Association. Ensina jornalismo, escreve e lidera conferências sobre o tema e foi visiting fellow no Reuters Institute, em Oxford.

Gisela Casimiro​ nasceu em Bissau, em 1994. É escritora, artista, tradutora, performer e ativista. Publicou os livros de poesia Erosão e Giz, e o livro de crónicas Estendais. Traduziu e prefaciou Irmã Marginal, de Audre Lorde. Coordena, com Teresa Coutinho, o Clube de Leitura do Batalha Centro de Cinema. É autora de Casa com Árvores Dentro, encenada por Cláudia Semedo, e coautora e intérprete de Set The Table, de Raquel André e Cristina Carvalhal. Apoiou a dramaturgia de Blackface!, de Marco Mendonça, e também a criação de Belonging, de Raquel André. Trabalhou ainda com Ana Borralho & João Galante, mala voadora, Sónia Batista e Romeo Castellucci. Expôs as suas obras n’O Armário, Balcony, ZDB – Zé dos Bois, Galerias Municipais do Porto e  de Lisboa, Galeria Municipal de Almada, MACE – Museu de Arte  Contemporânea de Elvas, Reocupa, Appleton e Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo. É membro fundador da UNA - União Negra das Artes.

Marta Vidal é uma jornalista independente que trabalha entre Portugal e o Levante. As suas reportagens foram publicadas no The Guardian, Al Jazeera, Washington Post, BBC, Público e Expresso. Procura, através da escrita, denunciar situações de opressão, injustiça e destruição ambiental, e contar histórias que inspirem solidariedade, empatia e esperança. Recentemente recebeu o Prémio Gazeta de Imprensa por um trabalho sobre observadores de aves em Gaza, publicado pelo Expresso na primavera de 2023.

Rita Canas Mendes​ nasceu em Lisboa, em 1984. Formou-se em Filosofia e tem uma pós-graduação em Edição. Depois de ter trabalhado em diversas editoras, atualmente dedica-se à tradução literária – tendo traduzido obras de Margaret Atwood, Lucia Berlin, Patricia Highsmith e Edna O’Brien, entre outros – e à escrita. Tem nove obras publicadas, todas em áreas distintas, do guia prático ao livro infantil, passando pela poesia. Em 2021, ganhou uma Bolsa de Criação Literária. Em 2024, publicou o seu primeiro romance, Teoria das Catástrofes Elementares, e esteve em residência artística em Paris e Maputo. É membro do Clube das Mulheres Escritoras. Mais informações aqui.

Fale connosco

Obrigada!

© 2025 Clube das Mulheres Escritoras

bottom of page